Pó de Fadas!


Hoje não trago uma receita, apenas uma dica e um Obrigada.

Hoje a educadora do meu filho faz anos. Dizer que ela é educadora na sala de jardim-de-infância onde o meu filho passa os dias não faz, de facto, minimamente justiça ao papel que ela tem na vida dele e, por conseguinte, na nossa. O Diogo só foi para a escola com 3 anos, já que eu tive a sorte de ter a minha mãe em casa e disponível para tomar conta dele até essa idade. Se isso é bom porque ele ficou com todo o miminho que as crianças devem ter até essa idade, também significava que a transição para o ambiente escolar seria, muito provavelmente, mais difícil.

Não foi. A todos os níveis, foi um período calmo e pacífico, para ele e para nós. E hoje eu sei que isso se deve não só ao temperamento dele, mas muito provavelmente também, em grande medida, à pessoa incrível que estava com ele o dia todo. Antes de o inscrever numa escola nós procurámos muito, considerámos várias hipóteses, mas assim que falámos com as responsáveis por esta escola, a decisão ficou tomada. Toda a equipa tem uma dedicação e um evidente amor pela profissão que exerce que está patente em tudo o que fazem (e que nos obrigam a fazer, como a festa de Natal anual… Fica para a próxima porque estas festas merecem um post só para elas!).

Em Outubro o Diogo faz 5 anos e em Setembro faz 2 anos que está naquela escola, com aquela equipa e, em particular, com a Teresa, a educadora. Ao longo dos últimos dois anos a nossa decisão de o pôr nas mãos dela foi-se confirmando como a melhor decisão que poderíamos ter tomado. Eu também sou professora e sei, por experiência própria, a importância que tem quem ensina, tanto por ver o impacto que tenho (às vezes) na vida dos meus alunos, como por me lembrar do impacto que alguns professores tiveram na minha vida. Um deles determinou, inclusive, a minha escolha de área de estudo no ensino superior. Acredito, especialmente, na importância dos professores no início da vida académica dos alunos: são esses que estabelecem as bases de tudo o que se vai aprender pela vida fora e são tão importantes essas bases!

Por tudo isto, só posso agradecer a Deus ter colocado no nosso caminho a Teresa, a melhor educadora que o meu filho poderia ter e que lhe está a dar, acredito, o melhor começo que é possível dar-se a uma criança, em particular a uma criança como o Diogo. Ele era tímido, calado, muito fechado sobre ele mesmo, com muitas dificuldades de relacionamento com as outras crianças, e os cuidados da Teresa (e de toda a equipa da escola) fizeram-no abrir-se ao mundo e receber de braços abertos a vida com tudo de bom e menos bom que ela tem.

Assim, à Teresa, um grande beijinho de Parabéns e um MUITO OBRIGADA, por tudo o que já fez por nós e por tudo o que vai continuar a fazer, porque o Diogo ainda tem mais um ano de jardim-de-infância e porque este que está aqui ainda na barriga da mãe também há-de ser, se Deus quiser, educado pela mesma equipa. E não quero esquecer todas as outras pessoas maravilhosas que lá estão e não fazem anos hoje: a Paula, a Sofia, a Clara, a Sara, a Mi, a Laura e a Sónia. Todas tornam os dias do Diogo melhores e a minha vida muito mais fácil pelo excelente trabalho que fazem. A todas o meu Muito Obrigada!

E agora a dica, que o post já vai longo demais! A vida é um corrupio e só ontem à noite me apercebi que o dia de aniversário da Teresa era hoje. Então não tive tempo de fazer uma prendinha, ou sequer de procurar uma que pudesse comprar. Como hoje foi dia de praia, muitos dos pais que pensam como nós juntaram-se aos meninos na praia para comemorar os anos da professora e nós também fomos, com umas bolachinhas mágicas, polvilhadas com pó de fada.



A receita das bolachas não é nova, é esta mas envolvi as bolinhas de massa, antes de ir ao forno, em açúcar colorido, neste caso violeta que, nas bolachas, ficou rosa. E é deste “pó de fadas” que vos quero falar: é tão fácil de fazer! É só pôr açúcar granulado branco num saco, juntar umas gotas de corante (pode ser roxo, rosa, vermelho, verde, azul… o céu é o limite!), fechar bem o saco e amassar e agitar de forma a distribuir bem o corante.


Quando o açúcar estiver todo da mesma cor e com a profundidade de cor pretendida, espalhar num recipiente e deixar secar. Uma ou duas horas é suficiente, pelo menos no Verão, mas na dúvida, deixar de um dia para o outro. Guardar num recipiente hermeticamente fechado (como todo o açúcar) e usar na decoração de bolos, bolachas e bolinhos. Este já serviu para uns cupcakes de uma menina que adora a Violetta (daí a cor), e para estas bolachinhas. Ainda há aqui algum, vamos a ver como o uso!

Comentários

Mensagens populares