Tortilhas



Isto do isolamento social tem que se lhe diga… Veja-se o jantar de ontem: menu – quesadilhas; tortilhas na despensa – 2. Pequeno problema… Em outros tempos (há duas semanas atrás), iria ao supermercado e o problema ficaria resolvido, mas hoje isso não é resposta. Alternativa: fazer tortilhas em casa. Não, não enlouqueci, são muito fáceis de fazer e ficam deliciosas, mesmo que as minhas tenham ficado ligeiramente queimadas. Esta receita é da King Arthur Flour, uma empresa de farinhas americana que tem algumas receitas muito boas.
O processo é simples e relativamente rápido, na verdade pouco mais demora do que ir ao supermercado comprar um pacote delas. A massa faz-se em três tempos, não precisa de levedar e cozer as tortilhas também é rápido, já que elas ficam finas e cozem, numa frigideira sem qualquer gordura, em cerca de um minuto cada uma. A minha frigideira estava quente demais, porque uma receita que vi recomendava uma frigideira muito quente, mas menos quente um bocadinho chegaria e seria igualmente rápido. Quanto mais finas estiverem, mais depressa cozem e mais parecidas ficam com as que se compram (mas infinitamente melhores). As minhas não estavam nada finas (como se pode ver nas fotos) e mesmo assim estavam ótimas! De tal maneira que desapareceram todas. Para a próxima, dobro a receita!



Ingredientes:
2 ½ ch. (300g) farinha de trigo sem fermento
1 c. chá fermento
½ c. chá sal
60ml azeite
240ml água quente (mesmo quente, não é morna, mas também não é a ferver)

Numa taça grande misturar a farinha, o fermento e o sal. Deitar no meio a água e o azeite e misturar com uma colher de pau. Quando formar uma massa mais ou menos homogénea, amassar com as mãos só até formar uma massa coesa e menos pegajosa. Deitar a massa na bancada enfarinhada e dividir em 8 porções mais ou menos iguais. Tapar com um pano e deixar descansar cerca de 10 minutos.
Aquecer uma frigideira em lume médio-alto. Pegar num pedaço de massa e esticar com o rolo até obter um círculo (mais ou menos…) e a massa estar fina. As minhas tortilhas, antes de cozer, tinham uns 3 ou 4 mm de espessura, mas para a próxima faço mais finas. Deitar na frigideira quente, sem gordura, e deixar cozer 30 segundos a 1 minuto, até estarem tostadas por baixo. Enquanto isso, esticar outro pedaço de massa. Virar a tortilha, deixar tostar do outro lado e retirar para um prato tapado com um pano. Continuar com os restantes pedaços de massa. Servir com os recheios que houver à mão e devorar!


Comentários

Mensagens populares