Pãezinhos Rápidos



A vida não está fácil. O COVID-19 chegou com tudo e mudou a vida de todos nós, em geral para pior. O teletrabalho parece uma ideia fenomenal, mas com toda a família em casa, é tudo menos ideal. Piora substancialmente quando está todo o país a funcionar da mesma forma e a internet, apesar de excelente, mal chega para as encomendas. Temos que fazer o melhor que pudermos e esperar que seja suficiente para nos mantermos saudáveis, física e mentalmente.
Um dos problemas deste estado de emergência em que nos encontramos é a necessidade de evitar saídas, incluindo para comprar coisas básicas, como comida. Todos nós estamos a ter uma experiência assustadora sempre que queremos ir a um supermercado e, uma vez lá, nem sempre é fácil encontrar todos os produtos que queremos. Sei que nem toda a gente faz pão em casa, mas eu tenho feito praticamente todas as semanas desde que me mudei para Gaia, porque às 6:30h da manhã a última coisa que me apetece é acrescentar mais 10 minutos à minha rotina diária só para ir buscar pão. Inesperadamente, na minha última ida ao supermercado, não consegui encontrar nem fermento de padeiro, nem farinha preparada para pão, o que dificulta muito a tarefa de fazer pão em casa. Por isso, resolvi partilhar uma alternativa que não exige fermento de padeiro.
Não vale a pena pensar que isto é pão, não é. O pão não leva manteiga, pelo menos até decidirmos espalhá-la em cima dele. A receita é americana e eles chamam-lhes “Baking Powder Biscuits” precisamente porque não são propriamente pães e só levam fermento químico (de bolos). Estes “pãezinhos” são deliciosos, não exigem grande trabalho, fazem-se em meia hora e, como não precisam de fermento de padeiro, podem fazer-se com a farinha com fermento de bolos, ou com a farinha normal (sem fermento) à qual se acrescenta o fermento. E da última vez que fui às compras, a farinha com fermento ainda não faltava. 😊

Pãezinhos Rápidos (Baking Powder Biscuits)

3 ch. farinha com fermento (ou 3 ch. De farinha sem fermento + 1 c. sopa fermento)
125g manteiga, fria e cortada em cubos pequenos
1 ch. leite

Misturar a farinha com a manteiga até que a manteiga fique em pedaços pequenos, do tamanho de uma ervilha (este passo pode ser feito num robô de cozinha, como eu costumo fazer, ou à mão). Juntar o leite e misturar até formar uma massa. Deitar na bancada e formar um retângulo com cerca de 1 cm a 2 cm de espessura, com a mão ou com o rolo. Dobrar em carta (1/3 para o meio e o terço restante por cima). Esticar novamente, com as mãos ou com o rolo, e voltar a dobrar. 


Esticar uma última vez e cortar os biscoitos, redondos, em quadrados ou triângulos. Colocar num tabuleiro, pincelar com leite e levar ao forno a 200º, até que estejam dourados. Estes ficaram mais pálidos porque o pessoal estava com fome!

Nota: uso uma chávena com 240ml de capacidade.

Comentários

Mensagens populares