Salada de Couve



O meu filho mais novo nunca gostou de salada. A única coisa que ele sempre comeu bem e com vontade foram tomates, tudo o resto sempre rejeitava. Lentamente lá foi aceitando mais algumas coisas, como cebola(!) e pimento, mas a alface era aquilo que ele mais detestava. Além disso, também se recusava a comer sopa com couves, puxava o vómito e não comia. Qual não foi o meu espanto quando, um dia qualquer, resolvi fazer salada de couve (crua) e ele não só gostou como repetiu! Até hoje, estas saladas são as preferidas dele, acho até que, de boa vontade, ele faria uma refeição só com elas. No início fazia temperos mais elaborados e com mais ingredientes, mas como tenho cada vez menos tempo para cozinhar no dia a dia (e não, com o confinamento e o teletrabalho não tenho mais tempo, tenho menos!), hoje em dia dou por mim a fazer uma versão muito, mas mesmo muito minimalista, que não é menos deliciosa. Como se pode ver, foi o acompanhamento perfeito para o salmão que publiquei ontem.

Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):
½ couve branca ou repolho ou couve lombardo ou couve roxa ou uma mistura
3 cenouras grandes
1 cebola (opcional, eu ponho porque nós gostamos bastante)
2 a 4 c. sopa vinagre de vinho (ou sumo de limão)
½ ch. maionese, caseira ou de compra
½ ch. iogurte grego natural sem açúcar
2 a 4 c. sopa de salsa ou coentros ou cebolinho ou outra erva fresca a gosto, picada
Sal a gosto

Descascar as cenouras e as cebolas. Lavar a couve bem lavada e tirar o talo. Num robot de cozinha ou com um mandolim ou com uma faca afiada (e muito cuidado), cortar a couve e a cebola em fatias finas (quanto mais finas melhor, mas não é preciso ficar sem dedos). Ralar as cenouras. No fundo de uma taça grande deitar a cebola. Salpicar com um pouco de sal fino e borrifar com 1 ou 2 colheres de vinagre (isto ajuda a eliminar a pungência da cebola). Por cima, deitar a couve e borrifar com mais 1 a 2 colheres de vinagre. Por cima deitar a cenoura.

Para o molho, misturar a maionese, o iogurte e as ervas. Não costumo pôr mais sal, mas podem acrescentar, se acharem necessário. Deitar em cima da salada cerca de 2/3 do molho e mexer bem. Se for necessário, juntar o restante molho e mexer novamente. Esta salada fica melhor se repousar algum tempo, por isso costumo faze-la quando começo a fazer a refeição. É igualmente boa no dia seguinte. O molho, se sobrar (a mim não costuma sobrar), aguenta-se bem uns 3 a 4 dias no frigorífico e acompanha igualmente bem outras saladas ou, até, peixe grelhado.

Comentários

Mensagens populares