Puré, mas fácil.


Adoro puré, sempre me lembro de adorar puré, até quando era criança e não comia quase nada. Não é que comesse muito puré, mas pelo menos comia. Coitados dos meus pais, passaram um calvário comigo até quase aos 12 anos, nunca tinha fome, nunca queria comer e dizia que, quando crescesse, em minha casa só se havia de comer sopa. Vejam lá no que deu…
O único defeito do puré é o passe-vite. Sim, eu sei, puré em condições tem que ser feito com passe-vite, mas sejamos sinceros: ninguém gosta daquela ferramenta! E não me digam que com os elétricos é muito mais fácil, só fazemos menos força no braço porque demora o mesmo tempo e fico na mesma cansada de o segurar (ainda por cima é pesado). Noutro dia resolvi fazer uma coisa que me lembro de ter visto, ou lido, ou ouvido, em qualquer lado há muito, mas mesmo muito tempo. Tanto que nem me lembro quando nem onde. Fazer puré com a batedeira. E não é que resulta?! Mais, faz o puré mais fofo que já comi (ou fiz) na minha vida, com pouquíssimo esforço e em menos de um ai. Outra grande vantagem: como é muito rápido, se o leite e a manteiga forem aquecidos antes de irem fazer companhia às batatas, o puré fica quentinho como também nunca tinha conseguido. Com esta maravilhosa técnica, já é a terceira vez que se come puré cá em casa em duas semanas, um recorde nunca antes visto! Aqui vai como fiz.

Ingredientes (para 4 pessoas gulosas):
1,5 kgs de batatas, descascadas e cortadas em rodelas (usei vermelhas)
50 g de manteiga
250 ml de leite
1 ou 2 ovos
Sal a gosto
Pimenta e noz moscada a gosto (opcional)

Numa panela, deitar as batatas com água suficiente para as cobrir e uma boa quantidade de sal (tempero tudo a olho, mas devo pôr mais ou menos uma colher de sopa). Levar ao lume forte, deixar ferver, reduzir para lume brando e deixar cozer até as batatas estarem bem tenras e se conseguirem partir com uma colher de pau. Enquanto isso, deitar o leite e a manteiga num recipiente que possa ir ao micro-ondas e aquecer até que a manteiga esteja derretida.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorrer bem e deitar novamente na panela. Juntar o leite e a manteiga e, com a batedeira em velocidade baixa, ir desfazendo as batatas. À medida que as batatas forem ficando em puré, aumentar a velocidade da batedeira até que estejam fofas. Juntar os ovos, um de cada vez (usei dois, mas um seria suficiente), e bater mais um pouco com a batedeira no máximo. Não se preocupem, apesar de o puré estar muito quente, se forem rápidos a bater não ficam com ovos mexidos. Retificar o sal, se necessário, acrescentar pimenta e noz moscada se desejado, e servir. Eu servi com um peixe em leite de côco que também vos venho contar como se faz um dia destes.

Comentários

Mensagens populares