Pá de Porco Assada Lentamente

Esta é uma daquelas receitas que demora um dia inteiro a fazer, mas que vale, realmente, muito a pena. Tanto que, normalmente, não faço uma pá de porco, mas duas: demora o mesmo tempo e já que vou ter o forno assado um dia inteiro, fico com carne para mais umas poucas de refeições. Costumo servir a carne com batatas que asso no forno ao mesmo tempo que a carne durante a última hora e corto como der. O que sobra, desfaço com garfos (ou com as mãos, mesmo), divido por recipientes, junto um pouco de molho em cada um e guardo no frigorífico ou no congelador. E vou comendo em várias refeições, seja em sandes, em saladas, com massa, em chili, esta semana foi em enchiladas, que um dia cá hão-de vir parar...

Também costumo fazer a maior parte do processo num dia (sábado) e terminar no dia seguinte (domingo) para comer ao almoço. Se for para o jantar, dá para fazer tudo no mesmo dia, caso contrário tinha que me levantar de madrugada para pôr a carne no forno, o que simplesmente não vai acontecer! :-)

1 pá de porco inteira, com osso e com couro (cerca de 3 kgs)
400 ml cerveja (ou quantidade equivalente de outro líquido – água, caldo de carne, vinho branco, champanhe, ou uma mistura)
2 cebolas grandes, descascadas e cortadas em gomos
4 a 6 folhas de louro
4 a 6 dentes de alho esmagados e descascados
1 c. sopa grãos de pimenta (opcional)
Sal q.b.
Papel vegetal e papel de alumínio para cobrir

Aquecer o forno a 140º (com ventoinha), com uma grelha na posição mais baixa. Num tabuleiro grande, colocar as cebolas, o louro, a pimenta e a cerveja.
Limpar a pá de porco e esfregar toda a superfície com sal. Deverá ficar coberta com uma camada generosa de sal. Não fica salgado porque a carne tem uma grande profundidade. Pôr a carne dentro do tabuleiro, tapar com papel vegetal e cobrir com papel de alumínio, fechando bem. Levar ao forno e deixar assar 6 a 7 horas, até que ao espetar um garfo na carne esta se separe facilmente.

Aumentar a temperatura do forno para os 200º, destapar a carne e deixar assar até estar dourada e o couro estar estaladiço. Retirar do forno, retirar a carne para uma travessa, tapar com papel de alumínio e deixar repousar. Deitar o molho que ficou no tabuleiro num recipiente e triturar. Se necessário, ajustar os temperos e servir com a carne.

Comentários

Mensagens populares