domingo, janeiro 16, 2011

Cupcakes de Chocolate Surpresa




OK, estes cupcakes são MARAVILHOSOS!!!!! Acreditem quando digo que isto é daquelas coisas que tem que se comer, pelo menos, uma vez na vida, ou então uma vez por dia!
A receita veio daqui, mas em vez de usar bolo de chocolate comprado, usei esta receita da Martha Stewart, que nunca me deixou ficar mal. E desta vez não foi excepção… Os cupcakes ficam deliciosos, com um sabor rico a chocolate, extraordinariamente fofos e húmidos, literalmente de morrer. Tão bons que estou a pensar, seriamente, usar esta receita de massa de bolo para fazer um bolo de camadas, recheado e coberto com chantilly, que é a minha cobertura preferida. Estes queques catitas foram cobertos com uma cobertura de queijo creme baseada numa que vi no programa da Mafalda Pinto Leite (a cobertura que ela usou nuns queques de baunilha cor-de-rosa amorosos), mas com menos açúcar e mais queijo creme. Fica muito doce, mas como os queques propriamente ditos não são excessivamente doces, mesmo com o recheio, acabou por combinar bem. As gomas foram para dar uma gracinha – sempre eram para o 1º aniversário do meu filhote!
Ingredientes:
Bolo:
¾ chávena cacau em pó (não chocolate em pó)
¾ chávena água quente
3 chávenas farinha sem fermento
1 colher chá fermento em pó
1 colher chá bicarbonato de sódio
375 g manteiga
2 ¼ chávenas açúcar
4 ovos grandes
1 colher sopa baunilha
1 chávena natas azedas
Recheio:
1 pacote queijo creme
1 ovo
2 colheres sopa açúcar
1 pacote Mini-Oreo
Cobertura:
60 g manteiga
150 g açúcar em pó
1 colher sopa sumo limão
200 g queijo creme
Gomas coloridas pequenas
Preparação:
Aquecer o forno a 180º. Forrar as formas de queques com forminhas de papel. Misturar o cacau com a água quente numa tacinha. Noutra taça, misturar a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento.
Derreter a manteiga com o açúcar. Retirar do lume, deitar numa taça grande e bater com uma batedeira eléctrica até amornar, 4 a 5 minutos. Acrescentar os ovos um a um, depois a baunilha e o cacau, batendo bem entre cada adição. Com a batedeira no mínimo, juntar metade da farinha, depois as natas azedas, e o resto da farinha, batendo apenas o suficiente para incorporar.
Fazer o recheio: bater o queijo creme com o ovo e o açúcar. Deitar uma colherada da mistura de bolo nas formas de queques forradas. No centro, deitar uma colher de chá de recheio, e uma bolacha Mini-Oreo. Completar com a mistura de bolo, enchendo as formas até ¾.
Levar ao forno durante 20 minutos, rodando as formas a meio do tempo. Um palito inserido no centro de um bolinho deverá sair seco, mas é muito importante não deixar os bolos cozer demasiado. Os 20 minutos deverão ser mais do que suficientes. Os bolos abatem um pouco depois de sair do forno, mas ficam maravilhosamente húmidos.
Deixar arrefecer um pouco nas formas, depois retirar e deixar arrefecer completamente antes de cobrir.
Para a cobertura: Bater todos os ingredientes até ficar uma mistura homogénea e cremosa. Colocar uma colherada por cima dos cupcakes frios e decorar com uma goma pequena.
Notas:
- As natas azedas podem ser feitas em casa, juntando uma colher de sopa de sumo de limão a uma chávena de natas, mexendo e deixando repousar por 5 a 10 minutos. Em alternativa, pode-se usar iogurte natural espesso.
- Esta receita de bolo dá para muitos queques, à vontade 48 (4 vezes a minha forma de 12). Podem ser congelados antes de decorados, numa caixa fechada, durante várias semanas.
- Os cupcakes passam perfeitamente bem sem a cobertura, apenas polvilhados com açúcar em pó. Ficam menos doces, talvez mais ao gosto dos adultos. Podem, também, ser cobertos com uma cobertura de manteiga, ou com chantilly, ou com uma cobertura de ganache de chocolate, para chocoólicos como eu!

Sem comentários: