quinta-feira, abril 12, 2012

Trufas de Chocolate de Leite e Laranja



Adoro trufas de chocolate, de todas as formas e feitios e com qualquer tipo de sabor ou cobertura, desde que não sejam unicamente de chocolate branco. Prefiro as de chocolate preto, quanto mais intenso melhor, mas as outras também não escapam à minha gula.

Nesta Páscoa havia lá por casa uma super-abundância de chocolate de leite, graças à enorme generosidade de primos que vivem na Suíça e nos trazem chocolate aos quilos (não faz mal, podem continuar a trazer que a gente cá o come!). Então saíram estas trufas, com muito chocolate de leite e pouco chocolate de culinária. Se fosse so para nós, em casa, seriam aromatizadas com canela, e talvez um pouquinho de piri-piri para apimentar as coisas, mas como a minha cunhadinha não gosta de canela, foram aromatizadas com laranja. Curiosamente, o sabor da laranja sente-se muito mais nas trufas frias do que na ganache ainda quente.

A cobertura foi determinada pela época festiva e porque me ofereceram um sem-número de confeitos coloridos. Tenho tentado arranjar formas originais de os usar, já que não tenho tido tempo de fazer bolos ou bolachas enfeitados. Foram um sucesso, em particular com o piolho da casa, que adorou, mas não aconselho as bolinhas de açúcar grandes. Tornam a trufa demasiado crocante e tiram-lhe o sabor. As outras, são perfeitas para uma mesa de festa.

Ingredientes (para cerca de 30 trufas pequenas):
300 g chocolate de leite, picado finamente
100 g chocolate de culinária, picado finamente
200 ml natas
Casca de meia laranja (apenas o vidrado)
Confeitos coloridos para enfeitar

Num tachinho levar ao lume as natas com a casca da laranja até estarem quase a ferver – até aparecerem pequenas bolhinhas nas paredes do tacho (ou aquece-las até ao mesmo ponto no micro-ondas). Deixar em infusão 20 a 30 minutos. Retirar as cascas de laranja, voltar a aquecer até estarem quase a ferver e verter imediatamente sobre o chocolate. Deixar repousar 1 a 2 minutos e mexer com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido. Se necessário levar ao micro-ondas em intervalos de 30 segundos em potência média para derreter completamente. Deixar arrefecer completamente e reservar no frigorífico pelo menos 4 horas para solidificar.

Depois de bem frio, retirar colheradas (com uma colher de chá ou sobremesa) e, com as mãos húmidas (não encharcadas), formar bolinhas. Cobrir com os confeitos coloridos e colocar em caixinhas de papel frisado para servir.

Notas:
- Como disse acima, as natas podem ser aromatizadas com qualquer outra coisa. Na minha lista de sabores a experimentar com urgência estão a canela, a malagueta e a hortelã.
- Para cobrir as trufas, em vez dos confeitos, pode usar-se açúcar em pó, cacau em pó, canela em pó, ou até cristais de açúcar.
- Para quem quiser umas trufas mais intensas, pode-se usar apenas chocolate preto. Quanto maior o teor de cacau, mais intenso será o sabor. Se necessário, pode-se acrescentar algum açúcar em pó às natas, embora nunca o tenha feito.

Sem comentários: