Boas notícias!


Como quem me conhece sabe e já aqui disse por duas vezes, praticamente desde que nasceu o Diogo usa um aparelho para dormir, umas botas ligadas com uma barra para manter a correcção do seu pé boto. Inicialmente usava-as todo o dia, apenas as tirando para tomar banho. Depois foi reduzindo o tempo que passava com elas e, ultimamente, já as usava praticamente apenas para dormir. Desde os dois meses de idade essa era a realidade dele. Até ontem. Ontem foi dia de consulta no Hospital de S. João, com o Dr. Nuno Alegrete que o segue desde a barriga da mãe, e chegaram finalmente as melhores notícias que podíamos ter, aquelas que esperávamos há 4 anos: é hora de deixar as botas!

A correcção está feita, o pé do Diogo está, como todos os que o conhecem sabem, feita, o pé esquerdo dele, embora diferente do direito, é completamente funcional e quem não sabe o que se passa dificilmente o descobre de olhar para ele. Sempre soubemos que os 4 anos seriam o momento de deixar de usar o aparelho, mas as coisas nos últimos tempos não têm andado perfeitas e estávamos apreensivos. As boas notícias vieram e estamos todos para lá de felizes. O Diogo dormiu ontem, pela primeira vez desde os 2 meses de idade, com os pés descalços (pronto, calcei-lhe umas meias, está frio!) e adorou. Quando acordou e percebeu, ao fim de uns minutinhos, que não tinha as botas calçadas, saltou imediatamente da cama e não parou de saltar até chegar à escola! :-)

Ontem à tarde, em casa, disse-lhe que era dia de festa e que podíamos fazer, no fim-de-semana, uma sobremesa especial para comemorar. Quando lhe perguntei o que queria, a resposta foi imediata: Terra! Com minhocas! Foi uma receitinha que fiz para o Halloween e que ele ADOROU! Vêem-se muitas variações desta receita em sites e blogs americanos, não apenas para o Halloween, mas como ideia de sobremesa engraçada para crianças em qualquer altura do ano. Experimentem, cá por casa todos gostámos e vamos fazer a festa outra vez no fim-de-semana!

Minhocas na Terra (adaptado daqui)
¼ ch. Cacau em pó
6 c. sopa açúcar
3 c. sopa amido de milho
1 pitada de sal
200 ml natas
450 ml leite
1 c. chá extracto de baunilha
1 c. sopa manteiga
100 g chocolate de culinária
Bolachas de chocolate (usei Oreos com recheio de chocolate)
Minhocas de gomas

Numa caçarola, levar ao lume as natas e quase todo o leite (reservar apenas 100 ml). Partir o chocolate em pedaços e reservar. Moer as bolachas de chocolate no robot de cozinha (ou coloca-las dentro de um saco fechado e esmaga-las com o rolo da massa) até estarem em migalhas finas.

Numa taça misturar o cacau, o açúcar, o amido de milho e o sal. Mexer bem com uma vara de arames e juntar o leite frio reservado e a baunilha, mexendo sempre até todos os ingredientes estarem bem incorporados. Assim que o leite e as natas começarem a querer ferver, deitar devagar sobre a mistura de cacau, mexendo sempre. Voltar a deitar na caçarola e levar a lume brando, mexendo constantemente até engrossar. Atenção, este processo é muito rápido e a mistura engrossa muito. Não é a hora de olhar para o lado.

Assim que o amido de milho estiver cozinhado (provar um pouco, não deve sentir-se o sabor do amido, apenas do leite e do cacau), retirar do lume e juntar o chocolate e a manteiga. Mexer muito bem com a vara de arames, até estar todo o chocolate derretido e perfeitamente incorporado no creme.


Deitar em taças ou ramequins (em taças de vidro vêem-se as camadas, para ficar mais realista pode-se servir em vasos pequeninos de barro. Não tinha nem uma coisa nem outra, usei estes ramequins). Enterrar algumas minhocas em cada taça e deixar metade de uma ou duas de fora. Espalhar as bolachas esmigalhadas por cima até cobrirem todo o creme, mas não as minhocas. Levar ao frigorífico até esfriar. Servir a crianças (e adultos) marotos e felizes! :-)

Comentários

Mensagens populares