Mousse de Chocolate com Leite Condensado


Nesta Páscoa tão atípica, além do tradicional pão-de-ló que comprei, resolvi fazer leite creme para a sobremesa, algo que já não fazia há anos. O que me deixou com um problema: claras de ovo para usar. Como tenho, também, 3 latas de leite condensado (nem perguntem) em casa, decidi experimentar uma receita nova: mousse de chocolate. Em vez das gemas e açúcar, usei o leite condensado, e incorporei as claras batidas em castelo para a deixar mais leve. O resultado é maravilhoso e uma excelente forma de aproveitar restos de claras, principalmente para quem não aprecia molotov (que é o meu caso). Aviso já: com o chocolate de culinária normal (o que usei porque era o que tinha em casa), a mousse fica bastante doce. Ainda assim, não tive queixas 😊

 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
200g chocolate de culinária
6 claras

Numa taça, colocar o chocolate em pedaços juntamente com o leite condensado. Levar ao micro-ondas entre 1 e 2 minutos, até que o chocolate esteja quase todo derretido. Mexer com uma colher até estar uma mistura lisa e brilhante. Deixar arrefecer um pouco.
Entretanto, bater as claras em castelo bem firme. Deitar uma colherada grande de claras na mistura de chocolate e mexer delicadamente, para aligeirar a mistura. Incorporar as restantes claras 1/3 de cada vez, envolvendo sem mexer. Deitar em taças e levar ao frigorífico pelo menos por 4 horas ou de um dia para o outro.

Comentários

Mensagens populares