Cupcakes de Chocolate com Marshmallows Tostados



Uma receita perfeita para o dia dos namorados! Ou para outro dia qualquer. Aprovada por miúdos e graúdos, gira e facílima de fazer (a sério, mesmo à prova de idiotas!).
Quanto aos marshmallows, foram os que havia cá em casa: ficam mais coloridos, mas menos homogéneos. Se usarem os brancos grandes que se vendem nas bancas de gomas, fica mais bonitinho, mais direitinho. Ou pode-se apenas cobrir os cupcakes com açúcar em pó ou com chantilly, ou o meu preferido: chantilly com chocolate picado. Huummmm…
24 cupcakes (receita daqui)
60 g cacau em pó
200 g farinha com fermento
300 g açúcar
1 colher de chá bem cheia de bicarbonato de sódio
2 ovos
180 ml água morna
120 ml leite
60 ml iogurte natural
80 g manteiga derretida
1 colher de chá baunilha
Marshmallows
Aquecer o forno a 180º.
Misturar o cacau, a farinha, o açúcar e o bicarbonato de sódio numa taça grande.
Noutra taça bater os ovos e juntar a água, o leite, o iogurte, a manteiga e a baunilha. Misturar bem e juntar à farinha. Bater até estar bem ligado.
Deitar em duas formas de queques forradas com forminhas de papel (encher até 2/3 da capacidade) e levar ao forno até um palito espetado no meio de um cupcake sair limpo (13 a 15 minutos). Não cozer demais, para ficarem húmidos.
Tirar do forno, colocar dois marshmallows em cima de cada cupcake e levar novamente ao forno, só com o grill ligado, para tostar ligeiramente os marshmallows (cuidado que queimam em segundos). Retirar do forno e espalmar os marshmallows com os dedos para cobrirem o topo do bolo.
Notas:
- Estes cupcakes foram feitos numas forminhas de papel do IKEA, que são maiores que as forminhas normais. Como a receita mandava encher as formas até meio, foi o que fiz, mas ficaram muito pequenos. Recomendo encher até 2/3 ou 3/4.
- A massa fica muito líquida, por isso, a melhor forma de distribuir pelas formas de queques é deitar num jarro com bico e verter para as formas.
- A mim, não sei porquê, sobra-me sempre um bocadinho de massa… Então deito num pyrex pequeno e coze à mesma temperatura, cerca de 20 minutos, após o que leva o mesmo tratamento dos cupcakes. Não é defeito: fico com sobremesa para o jantar ;-)

Comentários

Mensagens populares