sexta-feira, fevereiro 18, 2011

E lá voltamos nós às bolachas...


Nunca fui grande fã de bolachas de manteiga. Não me entendam mal, adoro manteiga, mas não gosto particularmente de bolachas que só sabem a manteiga. Por isso, quando encontrei esta receita de Bolachas numa revista Blue Cooking pensei que tinha que as experimentar, nem que fosse apenas pela sua enorme versatilidade. Na revista, eles sugerem 3 formas de as fazer, mas eu arriscaria dizer que não há nada que não se possa fazer com elas. A massa fica muito mole, por isso é importante deixar que repouse algum tempo no frigorífico.
Aqui ficam duas versões: enroladas com compota e em formato biscoito com canela. As duas são absolutamente deliciosas, mesmo para mim, que não gosto de bolachas de manteiga.
36/40 bolachas (Fonte: revista Blue Cooking):
250 g manteiga (costumo usar margarina, por ter um sabor menos acentuado)
1 chávena açúcar em pó (pode-se usar açúcar granulado)
1 colher chá aroma baunilha
2 ½ chávenas farinha sem fermento
Bater a manteiga amolecida com o açúcar até ficar fofo e cremoso. Juntar a baunilha e bater novamente.
Misturar a farinha gradualmente, até estar bem incorporada. Embrulhar em papel aderente e deixar no frigorífico 30 a 60 minutos (até estar firme). Retirar do frigorífico 5 minutos antes de trabalhar.
Aquecer o forno a 170º.
Para as bolachas enroladas:
Estende-se a massa com o rolo numa folha de papel vegetal até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Espalha-se por cima 3 colheres de sopa de compota a gosto (usei de abóbora e de morango) deixando 2 cm livres em toda a volta e enrola-se como se fosse uma torta. Corta-se em fatias de 1 cm e coloca-se no tabuleiro. Levar ao forno e cozer 15 a 20 minutos, ou até ficarem levemente douradas.
Para os biscoitos com canela:
Formam-se pequenas bolinhas de massa, que se passam por canela em pó e se colocam no tabuleiro forrado com papel vegetal. Cozem em forno a 170º 20 a 25 minutos.
Retirar do forno, deixar repousar 2 a 3 minutos e retirar do tabuleiro para uma grade para arrefecerem.
Notas:
- Para amolecer a manteiga, colocar no microondas 1 minuto em potência média. Se necessário, voltar a aquecer em intervalos de 10 seg.
- As bolachas podem ser guardadas em latas bem fechadas, pelo menos uma semana. As que são recheadas de compota vão ficando menos estaladiças, mas nem por isso menos saborosas. Se guardadas separadas, as de canela mantêm-se estaladiças.
- A massa pode ser aromatizada com qualquer outro sabor: ¼ chávena de chocolate em pó; 1 colher de chá de canela; 2 colheres de sopa de café solúvel dissolvidas numa colher de chá de água quente; raspa de limão ou laranja; etc.

Sem comentários: