Mais umas bolachinhas com pepitas de chocolate



Este fim-de-semana fiz umas bolachinhas para oferecer a uma amiga que fez anos e, como não gosto de desperdiçar calor de forno, aproveitei para fazer também umas cá para casa. Fiz uma receita que já tinha experimentado com bons resultados e que adaptei de uma receita que sei que é da Betty Crocker mas que não me lembro onde fui buscar…

As bolachas são muito boas, densas e estaladiças por fora, mas macias por dentro e bem doces (já cortei ao açúcar, mas pode-se cortar ainda mais, talvez colocar apenas 1 ½ ch.). Como já aqui disse, não uso manteiga nas minhas bolachas, mas sim margarina. Desta vez usei uma margarina Vaqueiro nova, especial para bolos (dizem que é edição limitada, é pena), que tem uma percentagem de gordura maior do que a Vaqueiro tradicional e, portanto, dá melhores resultados (bolachas mais estaladiças por conterem menos água).

Para o meu pequenino (que ainda não come chocolate) poder provar as bolachinhas da mamã, deixei um bocado da massa sem pepitas e posso dizer que essas ficaram tão boas como as que aqui aparecem na foto!

Ingredientes (para 50 a 60 bolachas):
200 g manteiga ou margarina amolecida
2 ch. (mal cheias) açúcar
2 ovos
3 ch. farinha de trigo com fermento
100 g pepitas de chocolate

Preparação:
Aquecer o forno a 180º. Forrar o tabuleiro do forno (ou outro) com papel vegetal.
Bater a manteiga ou a margarina amolecida com o açúcar e o ovo. Juntar a farinha e mexer até incorporar. Envolver as pepitas de chocolate.
Com as mãos ou uma colher, moldar bolas de massa do tamanho de nozes. Colocar no tabuleiro, separadas 3 a 4 cm e levar ao meio do forno até estarem levemente douradas (12 a 15 minutos).

Notas:
- A primeira vez que fiz estas bolachas fiz com 1/3 de farinha integral e açúcar amarelo e ficaram óptimas, mais estaladiças ainda.
- As pepitas de chocolate podem ser substituídas por chocolate picado, preto ou de leite (a gosto).

Comentários

Mensagens populares