sexta-feira, novembro 04, 2011

Crumble de Marmelos



Este ano, a colheita de marmelos dos meus sogros foi verdadeiramente prodigiosa! Deu para fazer marmelada em quantidades industriais e sobrou para comer de todas as maneiras que se possam imaginar. A preferida cá em casa tem sido este crumble.

O crumble é uma sobremesa fantástica: rápida de preparar (nem tanto no caso dos marmelos, que são difíceis de descascar, mas melhor no caso outras frutas), infinitamente adaptável (qualquer fruta, qualquer sabor), perfeita para o Outono ou Inverno, bem quentinha, mas não menos perfeita no Verão, com uma bela bola de gelado a acompanhar. Quer-me parecer que vou repetir a dose este fim-de-semana!

Ingredientes (para 6 pessoas):
1,5 kgs Marmelos
4 a 5 c. sopa açúcar
1 cálice vinho do Porto
1 dl sumo de laranja, limão ou água
1 c. chá canela em pó
1 c. sopa manteiga sem sal (opcional)
Para o crumble (daqui):
100 g manteiga sem sal
100 g farinha
100 g flocos de aveia
100 g açúcar
1 c. chá canela em pó

Cortar os marmelos em quartos, retirar os caroços e descascar. Colocar dentro de uma taça com água e sumo de limão (para não escurecerem). Escorrer e cortar em cubos de cerca de 1 cm. Misturar com o açúcar, o vinho do Porto, a canela e o sumo de laranja.

Untar uma assadeira com manteiga. Deitar a mistura de fruta lá dentro e espalhar pequenas nozes de manteiga por cima. Tapar com papel de alumínio e levar ao forno a 180º por 10 minutos.

Entretanto, preparar o crumble: num robot de cozinha, misturar a farinha com o açúcar. Juntar a manteiga e processar até ficar com aspecto de areia húmida. Misturar a aveia e processar mais 10 segundos.

Retirar os marmelos do forno, destapar, espalhar o crumble por cima e levar novamente ao forno mais 30 a 40 minutos, até estar dourado e o sumo da fruta borbulhar em volta do crumble.

Servir, de preferência, quente com natas batidas, iogurte ou uma bola de gelado.

Notas:
- Neste caso, a manteiga faz toda a diferença, não só no sabor, mas também na textura. Depois de se experimentar um crumble com manteiga, nunca mais se volta à margarina. Pelo menos foi assim comigo!
- Se os marmelos estiverem mais secos, pode-se acrescentar mais água ou sumo de laranja, para fazer com que a fruta não seque (não o fiz e o meu crumble ficou seco demais).
- Sem robot de cozinha também se pode fazer isto: juntam-se os ingredientes do crumble e desfaz-se a manteiga com os dedos até ficar em migalhas grandes.

Sem comentários: