Um Aniversário Especial



Um dos meus blogs preferidos, o Cinco Quartos de Laranja, faz anos este mês. Apesar de andar longe da cozinha e com muito pouco tempo para pensar em cozinhar, não quis deixar de dar os parabéns à Laranjinha, principalmente quando o desafio era tão simples: fazer uma receita com laranja. Não tenho muito o hábito de incluir citrinos nas minhas receitas, até porque não sou grande fã de limão (eu sei, eu sei, quem é que não gosta de limão?), mas a laranja é fácil de incluir em quase tudo, mais ainda se for uma sobremesa. E como, ultimamente, só vou para a cozinha para fazer doces, foi isso mesmo que saiu desta vez.

Esta sobremesa já aqui tinha sido testada, com esta receita. Na altura fiz numa tarteira e ficou bom, mas desta vez resolvi fazer em ramequins individuais. Por um lado, coze mais depressa, mas também é mais fácil de servir, uma dose individual prontinha, sem riscos de se comer segunda vez. Como, ainda por cima, tem mais fruta que bolo, poder-se-á considerar uma sobremesa saudável!

A receita de bolo que usei desta vez não foi a mesma, usei a receita deste bolo, com algumas alterações, nomeadamente o uso do sumo e da raspa da laranja. O resultado foi uma sobremesa não muito doce, leve e absolutamente deliciosa, especialmente quentinha, acabada de sair do forno! E com ela aqui deixo os parabéns ao Cinco Quartos de Laranja, com desejos de que nos continue a deliciar por mais 6 anos vezes muitos!

Ingredientes (para 8 ramequins individuais)
5 peças de fruta (usei 3 pêssegos e 2 maçãs)
Sumo e raspa de uma laranja
1 chávena bem cheia de farinha com fermento
¼ c. chá bem cheia de bicarbonato de sódio
¾ ch. açúcar
50g manteiga derretida
1 iogurte natural
2 ovos
Manteiga para untar os ramequins

Aquecer o forno a 180º. Untar oito ramequins com manteiga. Descascar, descaroçar e partir a fruta em pedaços de cerca de 1 cm. Juntar-lhe metade do sumo de laranja e reservar.

Numa taça misturar com uma vara de arames a farinha, o bicarbonato de sódio e o açúcar. Juntar, de uma vez só, os ovos, o iogurte, o restante sumo de laranja, a raspa da laranja e a manteiga derretida. Mexer muito bem, até formar uma massa homogénea.

Dividir a fruta pelos ramequins (pus cerca de duas colheres de sopa bem cheias em cada um). Cobrir com a massa de bolo, dividindo entre todos os ramequins (também pus duas colheres de sopa bem cheias em cada um). É preferível, se não se tiver a certeza de quanto levam, fazer por partes: uma colher de fruta em cada um, depois mais uma em cada um, e assim sucessivamente até acabar a fruta e terem todos a mesma quantidade. O mesmo com o bolo. O bolo pode não cobrir totalmente a fruta, não faz mal.

Colocar os ramequins num tabuleiro e levar ao forno, na prateleira do meio, até estarem dourados e um palito inserido no meio sair sem migalhas de bolo (mas húmido da fruta), cerca de 20 minutos. Servir quente ou morno, polvilhado com açúcar em pó.

Com esta receita, participo no desafio 6 anos e uma receita com laranja, do Cinco Quartos de Laranja.

Notas:
- Além do sumo e da raspa de laranja, podem acrescentar-se outros sabores: já voltei a fazer com canela, e ficou bom; o gengibre combina também muito bem com a laranja.
- Antes de ir ao forno, pode-se polvilhar com açúcar, para formar uma crosta dourada por cima que também fica muito bem. Já os fiz assim e ficaram deliciosos.
- Para uma sobremesa mais rica, podem-se desenformar, e servir com uma bola de gelado, sorvete, ou natas batidas.

Comentários

Laranjinha disse…
Olá Helena,

gostei muito da tua receita e das tuas palavras sobre o Cinco Quartos de Laranja.
Muito obrigada.

Um beijinho grande.
Helena Mouta disse…
Obrigada, Laranjinha! Vou continuar a seguir religiosamente o Cinco Quartos de Laranja, vale tanto a pena! Beijinhos e, mais uma vez, parabéns!
Anónimo disse…
Nossa adorei a receita, adoro incluir frutas em minhas receitas, ae laranginha parabens
Helena Mouta disse…
Espero que experimente e que fique tão bom como sempre me sai a mim!

Mensagens populares