Perfeito, perfeito, perfeito!



Quando pus estes copos elegantes na mesa para a sobremesa, perguntaram-me como se chamava a dita… Não soube responder. A inspiração para ela veio daqui, mas não foram propriamente feitas em copos de shot. Acho que somos todos gulosos demais para nos contentarmos com tão pouco! Ainda por cima uma coisa tão boa e tão fácil de fazer!

Uma pesquisa na net fez-me pensar que se trata mais de algo parecido com um parfait. Seria um trifle se, em vez de bolachas, tivesse bolo molhado em licor. Com o piolho cá de casa, não é propriamente uma opção. Esta, em contrapartida, ele adorou!

Uma Boa Páscoa a todos!

Parfait de Morangos e Mascarpone (adaptado daqui)

Para 6 pessoas:
170g bolachas de aveia
500g mascarpone
½ ch. curd de tangerina
2 c. sopa bem cheias açúcar em pó
2 a 3 c. sopa leite
250g morangos maduros
2 c. sopa açúcar

Partir os morangos em pequenos pedaços e macerar com o açúcar durante 15 a 20 minutos. Picar as bolachas, à mão ou na picadora, e reservar. Misturar o mascarpone com o açúcar e o curd de tangerina. Juntar 2 a 3 c. sopa de leite, mexendo sempre, até ficar com uma consistência de mousse.

Num copo de pé alto ou em copos de vidro de iogurte colocar uma colher de sopa de bolacha picada. Por cima colocar uma camada de mousse de mascarpone e uma colher de sopa de morangos, com o líquido que entretanto se formou. Repetir as camadas mais uma vez – bolacha, mousse e morangos. Levar ao frigorífico pelo menos 1 hora antes de servir.

Notas:
- O mascarpone pode ser substituído por queijo creme (tipo philadelphia) ou por natas batidas. Neste caso não é preciso usar o leite para diluir.

- O curd de tangerina fui eu que o fiz, mas não me lembro bem da receita que usei. Não ficou com um sabor muito acentuado, se se quiser um sabor forte a tangerina aconselho usar mais alguma raspa de casca de tangerina. Pode, em alternativa, usar-se curd de limão, que se encontra com facilidade nos supermercados. Uma boa alternativa para quem não quer usar curd seria um chantilly aromatizado com raspas de limão ou laranja (ou um licor de frutas).

Comentários

kika disse…
Uma apresentação de chefe, está linda!! bjks e boa pascoa
Helena Mouta disse…
Obrigada, Kika! Beijinhos e boa páscoa!
Dulce Caldeira disse…
Gostei muito de encontrar o seu blogue.
A sobremesa que sugere, também a mim me parece perfeita.
Boa páscoa, um beijinho.
Helena Mouta disse…
Obrigada Duxa! Beijinhos e boa Páscoa, de preferência bem doce!

Mensagens populares