Salada de Brócolos e Couve Roxa



Há um blog que eu adoro, desde que o conheci. Não posso dizer que tenha experimentado muitas receitas de lá, mas tudo o que lá vejo parece fazer perfeito sentido e parece absolutamente delicioso. É o maravilhoso Smitten Kitchen. A dona do blog, uma dona de casa/cozinheira/escritora com um filho quase da idade do meu e tão amoroso como o meu (e acreditem, isto, vindo de mim, é um ENORME elogio!), consegue produzir receitas de aspecto fabuloso e que a maior parte das pessoas consegue reproduzir em casa, mesmo no nosso país e, portanto, sem acesso a muitos dos ingredientes que se usam em Nova Iorque.

Nesse blog, vi uma salada de brócolos que me pareceu uma ideia fantástica. Adoro brócolos (sim, eu sei, sou esquisita), mas sempre os comi cozinhados. Embora goste deles pouco cozidos, ainda bem estaladiços, sempre os cozinhei, mas esta ideia parecia-me boa demais para não experimentar. Um destes dias, nem sequer particularmente quente, estava em casa só com a minha mãe e queria um almoço rápido e saudável. No frigorífico couve roxa, e brócolos. Estava decidido o almoço, e que maravilhoso almoço foi! Para nós (só para as duas) serviu de prato principal, mas poderia perfeitamente servir de acompanhamento, com ou sem as delícias do mar (ou frango, ou atum, ou fiambre, ou…).

Salada de Brócolos e Couve Roxa (adaptado daqui):
Para 2 pessoas como prato principal, ou 4 como acompanhamento
½ brócolo grande
¼ couve roxa grande
½ cebola média
1 maçã vermelha pequena
1 embalagem delícias do mar

Molho:
½ ch. leite misturado com o sumo de meio limão
½ ch. maionese com alho e salsa
2 c. sopa vinagre
2 c. sopa xarope de menta
Sal e pimenta a gosto

Lavar bem todos os ingredientes da salada. Num robot de cozinha, laminar a couve, a cebola e os brócolos. Ralar a maçã (ou fatiar também). Misturar todos os ingredientes com as delícias do mar desfiadas. Misturar todos os ingredientes do molho e deitar sobre a salada apenas o suficiente para a humedecer (usei apenas metade). Se necessário, temperar com sal e pimenta (não acrescentei).

Notas:
- Isto feito num robot de cozinha é mais rápido, mas pode-se fazer à mão, com uma faca e uma tábua, ou num daqueles aparelhos de cortar batatas em rodelas finas para fritar. O importante é ficar tudo bem fino e ter cuidado com os dedos!

- Para fazer a maionese com alho e salsa, a esta receita acrescentar um dente de alho grande e meia chávena de folhas de salsa lavadas e secas, no início da receita. Alternativamente, picar bem o alho e a salsa e misturar com maionese comprada.

- O xarope de menta foi este, que fiz em casa. Pode-se usar apenas 1 colher de sopa de açúcar, como sugerido na receita do molho original. Para obter o sabor da hortelã, podem-se acrescentar umas folhas de hortelã picada.

- Como o molho não é todo necessário, pode guardar-se no frigorífico para outra salada, igual ou diferente, pois é delicioso.

- Em vez das delícias, pode-se usar frango desfiado, fiambre em tiras, atum, ou qualquer outra proteína que se queira. Se for para servir de acompanhamento, podem-se omitir por completo.

Comentários

Mensagens populares