Bolacha Gigante


Dia do Pai em isolamento social = improviso! Este foi, sem dúvida, o dia do Pai mais estranho de sempre. O pai estava em casa (nem sempre está porque dá aulas a 200 kms de casa), mas o avô não só não estava cá, mas também não pudemos ir lá, o que é muito estranho para esta família. Valha-nos a internet e as videochamadas que permitem que nos continuemos a ver, embora à distância.
Num dia destes, há pouco que se possa fazer e, cá em casa, quando não posso fazer melhor, vou para a cozinha. Foi o que aconteceu neste dia do pai e a sobremesa eleita para comemorar foi uma bolacha gigante, à qual juntámos uma maravilhosa bola de gelado que ainda havia cá em casa. A bolacha para o forno imediatamente antes de começarmos a jantar e estava pronta para a sobremesa. Foi um sucesso com toda a gente, mesmo com o mais novo que não gosta de gelado e comeu só a bolacha. Felizmente, apesar de ser maravilhosa acabada de sair do forno, é igualmente boa depois de fria, com ou sem gelado! 😉




Bolacha Gigante

250g manteiga derretida
250g açúcar amarelo
2 ovos
400g farinha com fermento
200g chocolate picado ou pepitas de chocolate

Aquecer o forno a 200º. Forrar uma forma de bolo de 25 cm, preferencialmente de fundo amovível, com papel vegetal.
Misturar a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos e bater. Misturar a farinha até estar quase toda incorporada, juntar o chocolate e misturar até estar distribuído de forma homogénea.

Deitar na forma, espalhar deixando as bordas ligeiramente mais altas do que o meio, e levar ao forno até estar dourada por cima e parecer estaladiça nas bordas, cerca de 20 minutos. A bolacha fica mal cozida no meio, é mesmo essa a intenção. Retirar do forno e deixar arrefecer cerca de 10 a 15 minutos. Retirar da forma (se for de fundo amovível, senão talvez não seja possível) e servir com gelado.

Comentários

Mensagens populares