Queques de Espinafres



Dias de escola exigem originalidade nos lanches, já que mandar pão com manteiga (ou com queijo, ou com fiambre, ou com …) todos os dias resultaria, rapidamente, num motim. Curiosamente, apesar de estarmos em casa por estes dias, a necessidade de lanches originais não se esfumou, como seria de esperar. Em vez de ficarem felizes com a variedade de coisas deliciosas que têm para pôr dentro do pão, os pirralhos cá de casa ficam todos chateados por terem que comer pão todos os dias. Vá-se lá entender… Nós, da idade deles, ficávamos todos contentes quando podíamos pôr Tulicreme em vez de Planta no pão…
Enfim! A pensar nestes dias em que é preciso mais alguma coisa para lanches rápidos e saudáveis, dentro ou fora de casa, vi no site Weelicious estes maravilhosos queques verdes, em que o verde é o resultado de uma boa quantidade de espinafres frescos ralados na massa. Experimentei e, pasme-se, os pequenos comeram e o mais velho adorou. São bons, fofinhos, não sabem a espinafres, e fizeram sucesso junto dos coleguinhas de turma do mais novo. Com 5 anos aceitam-se melhor coisas como queques verdes de espinafres. Com os colegas de turma do mais velho a conversa foi diferente, com 10 anos o mundo é muito diferente e pôr espinafres nos queques já não soa nada bem. Adiante! Aqui está a sugestão, para lanches de miúdos e graúdos!

Ingredientes:
1 iogurte natural
1 ovo
1 ch. bem cheia de espinafres frescos
½ ch. açúcar
2 c. copa azeite
1 ½ ch. farinha com fermento
½ c. chá bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Aquecer o forno a 180º e forrar uma forma de queques com forminhas de papel.
Num copo misturador ou com a varinha mágica, triturar os primeiros 5 ingredientes até os espinafres desaparecerem e restar apenas uma mistura verde homogénea. Numa taça, misturar a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal. Deitar a mistura de espinafres e mexer até incorporar, sem bater.
Deitar nas formas preparadas e levar ao forno até estarem levemente dourados e um palito inserido no meio de um queque sair limpo, cerca de 15 minutos. Nas minhas formas, deu os 10 queques que se veem na foto.

Comentários

Mensagens populares