Calzone na Frigideira



Pois é, como a massa de pizza sobrou (muita!), com alguma fiz estas calzones. Adoro calzones, principalmente feitas com massa bem fina e estaladiça e com bastante recheio! E foi assim que estas ficaram, bem estaladiças e muito bem recheadas. Melhor ainda: como a massa estava pronta no frigorífico, desde pensar nelas e comê-las passou um total de 30 minutos (15 dos quais para deixar a massa repousar)! Perfeito!


Para 1 calzone de cerca de 25 cm (o tamanho da frigideira):
Massa de pizza (um pedaço do tamanho de uma laranja)
2 c. sopa molho de tomate (usei este)
Fiambre (2 a 3 fatias)
Queijo ralado (um punhado)
Bacon (1 ou 2 fatias)
2 ou 3 cogumelos (champignons) fatiados finos

Retirar uma porção de massa do tamanho de uma laranja, formar uma bola, colocar na bancada enfarinhada e deixar repousar cerca de 15 minutos, para se esticar mais facilmente.

Ao fim dos 15 minutos, colocar uma frigideira anti-aderente em lume médio, com uma tampa, para aquecer. Esticar a massa bem fina, com uma forma ovalada. Em metade da massa, espalhar o molho de tomate numa camada fina. Por cima colocar o queijo ralado, as fatias de fiambre e de bacon e os cogumelos fatiados.

Dobrar a metade de massa sem recheio sobre o mesmo e pressionar bem os bordos para fechar. Transferir com cuidado para a frigideira quente e tapar. Deixar cozinhar 3 a 5 minutos, até estar dourada, e virar com uma espátula grande. Voltar a tapar e deixar cozinhar novamente até estar dourada do outro lado, mais 3 a 5 minutos. Servir imediatamente.

Nota: Não convém o lume estar muito forte, para não queimar a massa antes que o recheio aqueça bem e o queijo derreta. Ao todo, a pizza não deve cozinhar menos de 6 ou 7 minutos.

Comentários

Mensagens populares