Um Bolo de Aniversário e as Minhas Primeiras Cake Balls


A minha cunhadinha é um doce, linda de morrer e maravilhosa, para o irmão que ela idolatra, para mim e, principalmente, para o meu filhote (e afilhado dela) que ela ama acima de todas as coisas. Daí que, todos os anos, eu me esforce por lhe fazer um bolinho de aniversário que diga o quanto nós todos gostamos dela. Este ano foi assim!

A foto não faz justiça ao bolo. Estava muito mais bonito do que isto e, definitivamente, muitíssimo mais delicioso. A receita do bolo é a receita de uma torta de chocolate que vi no blog The Cookie Shop (que, além desta receita linda, tem as bolachinhas decoradas mais lindas que se podem imaginar) que tinha experimentado no Ano Novo mas que, infelizmente, acabou no lixo (acidentes também acontecem por estes lados). Apesar do azar, a receita pareceu-me maravilhosa e decidi logo ali que iria ser a base do bolo de aniversário da Raquel.

Quanto a decoração, a coisa estava mais difícil… Não tenho tido muito tempo e menos paciência ainda, mas andava cheia de vontade de experimentar fazer cake balls (a este respeito, é obrigatória uma visita a esta senhora, que faz verdadeiras maravilhas). Ou melhor, cake pops, mas desta vez ficaram sem o pé e foram cake balls mesmo. O veredicto: fantástico! As bolinhas dão um bocadinho de trabalho e demoram algum tempo a fazer, mas não é nada difícil e, além de fazerem um vistão, são BOAS!!!! A receita que aqui deixo é exatamente aquela que fiz, sem tirar nem pôr. Tinha pensado pôr-lhes um pouco de licor, mas ficou para outra oportunidade. Quando experimentar, venho cá contar como foi!

Para o bolo (receita daqui) – fiz duas vezes esta receita, cada uma assada num tabuleiro de 25x40cm – para 25 a 30 pessoas:
8 ovos
1 pitada de sal
6 c. sopa açúcar
½ ch. farinha com fermento
½ ch. chocolate em pó

Recheio:
200 ml natas para bater, bem frias
500 g morangos, lavados, sem pé e partidos em pedaços pequenos
2 a 3 c. sopa açúcar

Cobertura:
200 ml natas
300 g chocolate preto

Cake Balls (fiz 13 brancas e 8 pretas):
Bolo (fiz a receita completa, mas só usei metade para as bolas):
250 g manteiga ou margarina
6 ovos
2 ch. açúcar
3 ch. farinha com fermento
¼ ch. cacau em pó (4 c. sopa)
Bolas:
200 g queijo creme (tipo Philadelphia)
1 c. sopa açúcar
200 g chocolate branco
200 g chocolate preto

Preparar o bolo:
Aquecer o forno a 180º. Untar dois tabuleiros de 25x40cm com manteiga, forrar o fundo com papel vegetal e untar o papel vegetal. Misturar a farinha com o chocolate em pó e mexer com uma vara de arames. Separar os ovos e deitar as claras numa taça bem grande, juntando-lhes uma pitada de sal.

Bater as claras em castelo. Juntar o açúcar, uma colher de cada vez, e bater até estarem firmes e brilhantes, mas sem deixar secar. Juntar as gemas uma a uma, batendo sempre. Envolver a mistura de farinha com chocolate, deitando pouco a pouco sobre os ovos e mexendo com uma colher de metal, em movimentos circulares de baixo para cima, rodando a taça ¼ de volta de cada vez. Envolver totalmente, mas sem bater.

Deitar a massa num dos tabuleiros, espalhar bem, alisar a superfície e levar ao forno pré-aquecido cerca de 20 minutos, ou até que um palito inserido no meio do bolo saia seco. Entretanto, repetir o processo com os mesmos ingredientes e deitar a massa no outro tabuleiro. Quando o primeiro bolo estiver assado, colocar o segundo no forno e proceder da mesma forma. Deixar os bolos arrefecer 5 minutos, passar uma faca em toda a volta e desenformar. Retirar o papel vegetal com cuidado e deixar arrefecer completamente (não demoram muito pois são relativamente finos).

Fazer o bolo para as cake balls:
Enquanto o segundo bolo assa, derreter a manteiga para o bolo das cake balls. Juntar o açúcar e bater. Juntar os ovos inteiros um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha misturada com o cacau em pó em três fases, batendo bem com uma colher de pau (até a massa fazer bolhinhas). Deitar numa forma redonda untada e enfarinhada. Quando o segundo bolo estiver cozido, colocar este no forno e deixar cozer até passar no teste do palito (45 a 50 minutos). Desenformar e deixar arrefecer completamente.

Fazer o recheio e a cobertura do bolo:
Enquanto os dois bolos para a base estiverem a arrefecer, arranjar os morangos e mistura-los numa taça com o açúcar. Deixar a macerar 30 minutos. Quando os bolos estiverem frios, bater as natas até estarem bem presas. Envolver os morangos, reservando 5 a 6 c. sopa do líquido que se formou.
Para a cobertura, picar o chocolate. Aquecer as natas num tachinho até estarem quase a ferver, deitar sobre o chocolate picado e mexer com vara de arames até estar totalmente derretido (fazer isto imediatamente antes de montar o bolo, para se manter líquido e fácil de espalhar).

Montar o bolo:
Colocar um dos bolos num prato de servir. Por cima espalhar o recheio, deixando cerca de 1 cm livre em toda a volta. Com cuidado, colocar o segundo bolo por cima. Deitar a cobertura no meio do bolo e ir espalhando lentamente, com uma espátula, cobrindo todo o bolo (topo e lados). Reservar no frigorífico.

Fazer as cake balls:
Desfazer metade do bolo feito para as cake balls em migalhas finas para uma taça grande. Numa taça mais pequena, bater o queijo creme com vara de arames até estar macio. Juntar o açúcar e 5 a 6 c. sopa do líquido de macerar os morangos e bater bem. Juntar às migalhas do bolo e mexer bem, com uma colher ou com as mãos (como eu fiz) até estar uniformemente humedecido e ser possível formar bolas com a massa. Formar as bolas (fiz com cerca de 5 a 6 cm de diâmetro), colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao frigorífico cerca de 1 hora, para solidificarem.

Picar o chocolate branco. Colocar ¾ numa taça e levar ao micro-ondas em intervalos de 30 segundos até estar totalmente derretido (cuidado para não queimar). Juntar o restante chocolate branco picado e mexer com uma colher até que esteja todo derretido (vi a Ina Garten fazer isto num programa da Food Network para temperar o chocolate e posso dizer que resulta lindamente). Tirar as bolas do frigorífico e, com a ajuda de um garfo e uma colher, cobri-las totalmente com o chocolate branco. Usar o garfo para as escorrer e colocar de novo no tabuleiro forrado com papel vegetal (pode ser o mesmo). Voltar a colocar no frigorífico.

Fazer o mesmo processo com o chocolate preto. Cobrir as restantes bolas com o chocolate preto e levar novamente ao frigorífico para solidificar. Para escrever parabéns nas bolas brancas, usei o resto do chocolate preto derretido e um saco de pasteleiro e escrevi as letras nas bolas totalmente solidificadas.
Retirar o bolo do frigorífico e enfeitar com as bolas pretas e brancas, pressionando para aderirem à ganache.

Notas:
- Isto foi um bolo de aniversário para 25 pessoas e sobrou bolo. Fiz o processo mais ou menos na ordem que aqui descrevo e demorei cerca de 7 horas a fazer tudo, incluindo o tempo que as coisas estiveram no frigorífico a descansar. Os bolos podem ser feitos de véspera, tornando o processo mais rápido no dia, mas as bolas têm sempre de repousar no frigorífico pelo menos 30 minutos entre cada passo.

- A cobertura é apenas suficiente para barrar o bolo numa camada muito fina (e, ainda assim, foi preciso algum cuidado e perícia para não faltar). Se fizesse novamente, colocaria mais 1 dl de natas e 100 g de chocolate preto, mas assim fica bom para quem não gostar muito de cobertura (que era o caso da aniversariante).

- As cake balls ficaram húmidas, que me parece que é o que se quer. Se não houver o líquido de macerar os morangos, um pouco de licor ou, se for para crianças, leite deverá fazer o mesmo efeito. A ideia era tornar o queijo creme mais líquido para ser mais fácil de incorporar nas migalhas de bolo.

- As receitas de cake balls que vou vendo por essa net fora usam, quase sempre, bolo comprado e “frosting” comprado também. O “frosting” é aquele creme de manteiga de que eu, regra geral, não gosto nem um bocadinho. Como também já vi feitas com queijo creme, experimentei e gostei. Se não quiserem usar queijo creme, suponho que chantilly ou, até, um iogurte bem espesso resultasse bem. Um dia destes experimento e depois conto como foi!

Comentários

Raquel Moutinho disse…
Palavras para quê.... quase me caia a lagrimasita do canto do olho quando iniciei a leitura:)
Sim é verdade, o bolo estava delicioso mesmo, mesmo....
Obrigada pela paciência e disponibilidade e já agora não te esqueças que para o ano há mais.
Beijinhos da Cunhadinha que gosta muito de ti
Helena Mouta disse…
Não é para todos, é só para quem merece! Beijos grandes!
Unknown disse…
Tem um aspecto maravilhoso!
Helena Mouta disse…
Nem te digo o sabor! :-)
anasbageri disse…
Helena,
Agradeço imenso a visita e os elogios!
Enquanto n tem tempo para participar, junte-se às nossas mesas, é sempre bem-vinda.
Um grande beijinho (tem de ser grande pq vai viajar imenso)
Até breve.
Helena Mouta disse…
Obrigada Ana! A minha visita à sua mesa é diária, mesmo às distância. Beijinhos!

Mensagens populares