quarta-feira, dezembro 11, 2013

As Últimas Prendinhas

Para aquele cabaz de prendas fiz, ainda, mais duas coisas, as duas tão simples que vão ficar aqui juntas. Uma delas é uma ideia excelente para juntar a iogurte, ou gelado, ou até para pôr por cima de panquecas (como estas): é um topping de mel e frutos secos. Pode-se fazer com estes frutos que usei, ou com outros quaisquer do agrado de quem faz ou de quem vai receber. Recomendo que se use um mel bem líquido, eu não tinha, usei um mais espesso e demorou mais de uma hora a entranhar-se cobrir os frutos. Se o mel for mais líquido, escorre melhor e é mais rápido. Como é uma coisa tão simples, quanto melhores forem os ingredientes, melhor é o resultado final, pelo que recomendo usar um mel de boa qualidade e frutos o melhor que se conseguir arranjar.

A outra é simplesmente uma mistura de chá com especiarias, mas feita em casa e, portanto, totalmente personalizável. Os americanos chamam a isto Chai, o que é um perfeito disparate porque Chai quer dizer, literalmente, chá… Aqui, mais uma vez, pode-se fazer aquilo que se quiser. Eu usei chá verde porque a pessoa que recebeu gosta particularmente deste tipo de chá, e usei algumas especiarias sugeridas no site The Kitchn (já agora, recomendo vivamente a visita, é fabuloso!), mas adaptei porque não tinha algumas coisas e tinha outras, e de algumas não gostava e gostava de outras.


Mel com frutos secos (adaptado da incontornável e sempre perfeita Martha Stewart)
½ ch. nozes em pedaços
¼ ch. alperces secos, cortados em pedaços pequenos
¼ ch. bagas goji
Mel para cobrir

Numa taça misturar todos os frutos secos. Colocar num frasco com tampa e cobrir com o mel. Deixar escorrer por entre os frutos e, se necessário, usar um palito de espetadas para retirar as bolhas de ar entre os frutos e o frasco. Fechar, cobrir a tampa com um círculo de tecido bonito, atar com uma fita, prendendo uma pequena colher (usei de madeira) e oferecer a alguém com muita sorte! :-)


Chá verde com especiarias (adaptado daqui)
12 vagens de cardamomo
½ c. chá pimento preta em grão
½ c. chá cravinho
2 paus de canela
1 c. chá pimenta da Jamaica
1 c. sopa gengibre seco picado
1 ch. folhas de chá verde


Tostar todas as especiarias excepto o gengibre apenas até ficarem aromáticas. Como são poucas, pode-se fazer uma frigideira seca ou, como eu fiz, no grill do micro-ondas: põem-se num pequeno tabuleiro que possa ir ao forno e levam-se ao micro-ondas só com o grill ligado 3 a 5 minutos, mexendo pelo menos uma vez a meio. Deixam-se arrefecer, esmagam-se levemente num almofariz e misturam-se com o chá. Deita-se num frasco e fecha-se bem. Para fazer um chá, usa-se uma colher de chá por chávena e deixa-se em infusão 3 a 5 minutos. Fica particularmente bem adoçado com mel.

Sem comentários: