quarta-feira, dezembro 04, 2013

Frutos Secos Tostados com Alecrim e Mel


Nesta altura, em que começa a correria para o Natal, achei que era bom eu colocar aqui algumas das coisas que, nos últimos tempos, fiz para prendas. Um cabaz recheado com algumas coisas feitas por nós é uma prenda pelo menos tão boa como qualquer outra que se possa comprar e para o aniversário desta amiga foi o que fiz. Uma das coisas que lhe coloquei no cabaz foi um frasquinho com estes frutos secos. A receita é da Ina Garten, alguém que tem receitas absolutamente fabulosas pela simplicidade e sabor. Se não conhecem nada dela pesquisem no site da Food Network. Já experimentei várias receitas do repertório dela, doces e salgadas, e nenhuma me deixou mal. Apenas fiz adaptações por não ter acesso a alguns dos ingredientes. Os frutos secos que se usam podem ser completamente adaptados ao que se gosta ou se tem por perto. Usei as sementes de abóbora porque andavam lá por casa há algum tempo, a pedir para serem comidas.

Tenho que deixar aqui um aviso à navegação: isto é muito fácil de fazer, e ainda mais fácil de comer. A quantidade de frutos secos que se usa dá vários frascos que se podem oferecer a várias pessoas. Podem e devem, porque são completamente viciantes e se não os puserem de casa para fora com toda a rapidez vão acabar por come-los todos. Estou só a avisar… Podem-se reduzir as quantidades, mas, sinceramente, porque é que alguém faria uma coisa dessas?


Ingredientes (adaptado daqui):
3 ch. nozes
2 ch. cajus
2 ch. amêndoas, com ou sem pele (usei com, porque sou preguiçosa)
½ ch. sementes de abóbora
2 c. sopa azeite
1/3 ch. mel
¼ ch açúcar amarelo
1 c. chá pimentão picante (usei espanhol, que compro em Bragança)
4 c. sopa alecrim fresco picado
4 c. chá sal fino

Aquecer o forno a 180º e forrar um tabuleiro grande (usei o do forno) com papel vegetal.

Numa taça grande, misturar os frutos secos, as sementes de abóbora, o azeite, o mel, o açúcar, o pimentão picante, 2 c. sopa de alecrim e 2 c. chá de sal. Misturar muito bem para envolver os frutos nos temperos. Deitar no tabuleiro preparado e levar ao forno. Deixar tostar, virando várias vezes os frutos para tostarem uniformemente, até estarem dourados e caramelizados. No meu forno demorou entre 15 e 20 minutos.


Tirar do forno e deixar arrefecer, mexendo várias vezes enquanto arrefecem. Assim que se consiga pegar nos frutos, separa-los um a um para não ficarem colados. Guardar em frascos de vidro fechados, enfeitar com pedaços de tecido e fitinhas e oferecer. Ou comer um de cada vez até acabarem… :-)

Sem comentários: