Beringelas Recheadas




As beringelas são um legume largamente incompreendido no nosso país, tudo porque a maior parte de nós não cresceu a comê-las. Ricas em fibras, potássio, magnésio e várias vitaminas, são extremamente saudáveis e, ainda por cima, deliciosas! Quer grelhadas (cortadas em fatias finas, com ou sem pele, uma das minhas formas preferidas de as comer), estufadas, em sopa ou, como sugiro aqui, recheadas.

Este recheio é quase vegetariano, mas esta pequena maravilha presta-se a qualquer recheio que lhe queiramos pôr: outros legumes, qualquer carne, queijo ralado, com molho branco… Adaptem ao vosso gosto e experimentem, não se vão arrepender.

Ingredientes (para 4 pessoas):
4 beringelas de tamanho médio, firmes e sem imperfeições
2 a 3 c. sopa azeite
1 courgette média
1 cenoura média
100 g carne de frango cozinhada desfiada (usei uma perna de frango que sobrou do almoço do dia anterior)
1 ch. molho de tomate (usei este)
50 g queijo parmesão ralado

Aquece-se o forno a 200º e forra-se uma assadeira com papel de alumínio (para facilitar a limpeza mais tarde).

Corta-se uma “tampa” às beringelas, para expor a polpa, e uma tira fina no fundo, para assentarem melhor na assadeira. Com uma colher escava-se a polpa da beringela, deixando cerca de 1 cm a toda a volta, incluindo no fundo. Deve-se ter cuidado para não furar a beringela, o que me aconteceu numa delas porque tive a infeliz ideia de cortar o pé. Desnecessário e contraproducente… Colocam-se as beringelas escavadas, com a abertura para cima, na assadeira forrada e levam-se ao forno enquanto se prepara o recheio.

Aquece-se uma frigideira anti-aderente com o azeite. Corta-se a polpa da beringela em cubos de 1 cm e deita-se no azeite quente. Mexe-se bem para que toda a beringela fique coberta com o azeite. A beringela absorve gordura com uma rapidez incrível, por isso é importante que a frigideira esteja bem quente, bem como o azeite, e que se mexa bem logo que se coloca lá a polpa da beringela.

Entretanto, corta-se a courgette em tiras finas ou em cubos do mesmo tamanho da beringela, e rala-se a cenoura. Juntam-se estes dois legumes à beringela e salteia-se durante 4 a 5 minutos, mexendo bem para distribuir os legumes. Junta-se a carne, o molho de tomate e metade do parmesão, tempera-se de sal e deixa-se ferver.

Quando o recheio estiver pronto, retira-se a assadeira do forno e recheiam-se as beringelas. Polvilham-se com o restante parmesão e vão novamente ao forno mais 20 a 30 minutos, até estarem douradas por cima e com a pele tostada e enrugada. Servem-se com arroz, ou uma salada, ou com o que apetecer. Cá em casa foram comidas mesmo só assim, com pão para molhar no delicioso molho.

Comentários

Raquel Moutinho disse…
Parece delicioso... mas esta receita eu não provei... vais ter que fazer so para mim:)
Helena Mouta disse…
Quando quiseres! :-)

Mensagens populares