Iogurtes com Compota




Fazer iogurtes em casa pode parecer um disparate, mas ficam óptimos e podemos fazê-los como quisermos, como foi o caso aqui. Lá em casa toda a gente adora aqueles iogurtes com fruta no fundo, mas além de caros, aquela fruta nunca sabe exactamente ao que devia. Feitos em casa, com compota caseira, além de ficarem significativamente mais baratos, têm um sabor maravilhoso!

Ingredientes (para 7 iogurtes):
1 iogurte natural
1 l leite meio gordo
1 vagem de baunilha
3 c. sopa bem cheias leite em pó
7 c. sopa compota a gosto (usei caseira, de pêssego, abacaxi e cereja)

Misturar muito bem todos os ingredientes, excepto a compota. Em cada copo da iogurteira deitar uma colher de sopa de compota. Por cima, deitar a mistura de leite e iogurte e ligar durante 12 horas (quanto mais tempo a iogurteira estiver ligada, mais consistentes ficam os iogurtes). Tapar os iogurtes e guardar no frigorífico até estarem frios.

Notas:
- Vi em vários sites, por essa internet fora (por exemplo, aqui, aqui, e aqui) que não é preciso uma iogurteira para fazer iogurte, basta um forno ou uma panela com água quente. Nunca experimentei porque recebi a iogurteira de presente;

- Esta combinação de leite meio gordo e leite em pó dá uma consistência muito semelhante à dos iogurtes comprados. O leite em pó dá-lhe espessura, enquanto o leite meio gordo faz os iogurtes mais cremosos. Podem fazer-se os iogurtes com leite magro (já o fiz muitas vezes e ficam bons) e sem leite em pó, mas ficam bastante mais líquidos;

- Como fiz com compota, e essa já é doce que chegue, não acrescentei açúcar ao iogurte, mas pode-se adoçar a gosto. Quando quero fazê-los doces, junto 3 c. de sopa bem cheias de açúcar em pó. Essa quantidade de açúcar faz iogurtes só levemente doces e uso em pó porque se desfaz mais facilmente no leite frio, mas pode-se usar açúcar normal ou, até, adoçante.

Comentários

Mensagens populares