Tiramisú de Laranja e Gengibre



Este tiramisú foi feito para aproveitar a cobertura destes cupcakes, que sobrou em quantidade abundante. E não se podia deitar fora! Ficou bem doce, porque o sumo de laranja era bem doce, mas estava uma delícia! Uma sugestão fresca para uma sobremesa de fim-de-semana.

250 g queijo mascarpone
4 ovos
2 c. sopa bem cheias açúcar em pó
2 c. chá gengibre fresco ralado
Raspa da casca de ½ laranja
Sumo de 2 laranjas
1 c. sopa licor de laranja ou rum (opcional)
200 g biscoitos de champanhe
Chocolate preto para decorar

Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme espesso e pálido. Juntar o gengibre, a raspa da casca de laranja e 1 c. sopa de sumo e misturar bem. Juntar o mascarpone e misturar bem, até que não se notem pedaços do queijo.

Bater as claras em castelo bem firme e incorporar no preparado de mascarpone com uma colher de metal, envolvendo sem bater (usar movimentos circulares, cortando a mistura no meio de cima para baixo e subindo pelos lados, rodando a taça à medida que se vai envolvendo as claras com a colher).

Deitar o restante sumo de laranja num prato fundo e juntar o licor. Molhar metade dos biscoitos nesta mistura e forrar o fundo de uma taça de vidro grande ou seis individuais. Cobrir com metade do creme de mascarpone. Repetir com os restantes biscoitos e creme e levar ao frigorífico até solidificar, cerca de 2 horas.

Na hora de servir, ralar chocolate preto por cima.

Notas:
- Como disse na introdução, fiz com a cobertura de mascarpone que sobrou dos cupcakes, mas estas quantidades são as correspondentes a uma embalagem inteira de mascarpone, que costuma ter 250 g.
- Como fica bem doce, pode-se usar menos açúcar no creme, ou tentar encontrar laranjas mais amargas para o sumo. Tal como está, é uma sobremesa definitivamente para quem gosta de coisas bem docinhas!

Comentários

Mensagens populares