Compota de Abacaxi com Baunilha




Na onda das compotas de verão, apareceu mais esta a usar a última das vagens de baunilha mais pequenas que comprei pela internet. E ficou absolutamente deliciosa, de lamber os dedos e os beiços e a colher! Foi servida, acabada de fazer, com uns scones pequeninos (receita a aparecer brevemente) e fez as delícias de toda a gente, incluindo eu. Na foto, aparece ao lado de um requeijão caseiro particularmente cremoso, que também tem feito as minhas delícias estes dias!

Ingredientes:
1 kg abacaxi, perfumado mas não muito maduro, descascado e sem o talo central
1 kg açúcar
Sumo de 1 limão
1 vagem de baunilha, aberta ao meio no sentido do comprimento

É importante que o abacaxi seja bem descascado, sem que fique qualquer bocadinho de casca. Colocar o abacaxi descascado e cortado em cubos pequenos num tacho com o açúcar e o sumo do limão. Deixar repousar 1 a 2 horas, até dissolver o açúcar.
Juntar as sementes da baunilha (raspar as duas metades da vagem com as costas da faca) e a vagem e levar ao lume forte até ferver. Reduzir o lume e deixar ferver até atingir o ponto desejado.
Para verificar o ponto, colocar um prato no congelador por 15 a 20 minutos. Deitar uma colher de doce no prato gelado e passar a colher no meio. Se não escorrer logo, está pronto.
Deitar em frascos esterilizados, fechar bem e pasteurizar como expliquei aqui.

Nota:
Esta compota, como todas as outras que por aqui vão aparecendo, foi feita pela minha mãe. Eu vejo e vou dando a opinião em relação ao ponto. Eu gosto mais das compotas com bastante ponto, além de que assim também duram mais. Ficam, por isso, com uma cor sempre mais próxima do caramelo. Se se quiser fazer algo mais líquido, com mais molho, é só deixar ferver menos tempo. Também se pode passar tudo com a varinha mágica depois de cozido, fica um doce mais cremoso. Eu e o pessoal cá de casa gostamos dos pedaços de fruta, por isso nunca passamos as compotas.

Comentários

Mensagens populares