Uma Espécie de Cannellonis Mexicanos...



Ou umas Enchiladas muito aldrabadas… Escolham a maneira como querem chamar-lhe, mas experimentem porque é delicioso!

Há dias percebi que tinha uma quantidade industrial de tortillas mexicanas em casa e tinha de as usar. Então resolvi fazer enchiladas. Mas quando fui ver as receitas, percebi que não era nada daquilo que eu queria fazer. As enchiladas mexicanas são tortillas fritas, passadas em molho de tomate picante, recheadas com queijo e frango (pouco), enroladas, cobertas de mais molho e queijo e tostadas no forno. Ora o que eu queria era alguma coisa um bocadinho mais saudável…

E foi isto que saiu: um recheio de legumes com um bocadinho de fiambre de frango para enganar e umas tirinhas de queijo, tortillas apenas aquecidas no microondas até ficarem maleáveis, um molho de tomate caseiro e umas raspas de queijo parmesão. Tudo no forno 10 ou 15 minutos e em menos de nada estava pronto um jantar maravilhoso e saudável.

Ingredientes (para 3 a 4 pessoas):
8 tortillas de trigo
1 ½ ch. molho de tomate (caseiro ou de compra)
2 c. sopa azeite
1 alho francês grande, apenas a parte branca, cortado em cubos de cerca de 1 cm
1 courgette grande, cortada em palitos de cerca 0,5 cm
1 cenoura grande ralada
100 g queijo creme (tipo Philadelphia)
150 g fiambre de frango ou outro (opcional)
Sal
2 ou 3 fatias de queijo flamengo ou outro, partidas às tiras
30 g queijo parmesão ralado

Aquecer o forno a 200º e untar uma assadeira com azeite ou manteiga.


Numa frigideira grande aquecer o azeite. Juntar o alho francês e saltear até que comece a ficar macio, 3 a 4 minutos. Juntar a courgette e saltear 1 minuto, apenas para aquecer, mas mantendo-a bem crocante. Juntar a cenoura ralada e mexer bem. Temperar de sal e juntar o fiambre em bocados. Juntar o queijo creme e deixar derreter. Se necessário juntar uns salpicos de água.

Aquecer as tortillas duas de cada vez no microondas, por 30 segundos. Em cada uma deitar uma colher de sopa bem cheia de legumes e 2 ou 3 tiras de queijo. Enrolar a tortilla para fechar o recheio e colocar, com a união para baixo, na assadeira untada. Repetir com as restantes tortillas e recheio.

Espalhar o molho de tomate por cima das tortillas, espalhar o queijo parmesão por cima e levar ao forno 10 a 15 minutos, para aquecer tudo e tostar o queijo.


Notas:
- Este recheio fica óptimo com massa. Se sobrar, é só cozer alguma massa, aquecer o recheio no microondas e juntar à massa cozida. Tão bom, de facto, que já o fiz de propósito para comer com massa, apenas substituindo o queijo creme (que não tinha) por uma chávena de leite com uma colher de sopa rasa de maizena dissolvida. Delicioso!

Comentários

Mensagens populares