Tiramisu de Limão



A intenção era fazer um tiramisu de lavanda (com a geleia das flores da dita), mas o sabor da lavanda foi completamente obliterado pelo do limão. Mas nem tudo são más notícias… O tiramisu de limão ficou delicioso, e muito mais fresco que a versão tradicional, perfeito para dias quentes! Por isso, aqui fica, enquanto os dias continuam quentes.

Para 6 a 8 pessoas:
250 g mascarpone (deve estar à temperatura ambiente)
4 c. sopa açúcar
Sumo e raspa de dois limões
5 ovos grandes
200 g biscoitos de champanhe

Bater as gemas com o açúcar até estarem cremosas e esbranquiçadas. Juntar o mascarpone e a raspa da casca dos limões e envolver completamente. Bater as claras em castelo (para facilitar, deve juntar-se uma pequena pitada de sal). Envolver com cuidado na mistura de mascarpone, sem bater.

Colocar o sumo dos limões num prato fundo. Juntar igual quantidade de água quente (quem gostar das coisas menos ácidas, pode juntar aqui uma colher de sopa de açúcar). Molhar metade dos biscoitos nesta mistura e colocar no fundo de uma taça de vidro (ou de taças individuais, que foi o que fiz). Cobrir com metade do creme de mascarpone e repetir com os restantes ingredientes. Levar ao frigorífico pelo menos duas horas e servir bem fresco.

Notas:
- Para envolver as claras deve-se começar por colocar uma pequena quantidade de claras (duas ou três colheres de sopa) na mistura de mascarpone e, com uma colher de metal grande, usar movimentos circulares de baixo para cima, rodando a taça para envolver. Depois deve-se juntar o resto das claras em 3 vezes, usando o mesmo procedimento para as envolver: “cortar” a mistura de cima para baixo, com a colher na vertical, até chegar ao fundo; rodando a taça, trazer a colher para cima junto à parede da taça; repetir o movimento de cortar e levantar, rodando a taça entre ¼ e ½ volta de cada vez, até não se verem mais claras antes de incorporar mais.

- Neste tiramisu não acho que o cacau fique muito bem para polvilhar, por isso usei um açúcar com raspa de limão (parecido com este sal, mas feito com açúcar). É totalmente opcional, é só para lhe dar uma piada porque não acho que precise de mais açúcar.

Comentários

anasbageri disse…
Olá!
Estou maravilhada com esta receita, adoro todas as receitas com limáo e esta parece mesmo uma delicia!

bjs
Helena Mouta disse…
Ana, ficou bom mesmo, muito fresco. Mesmo eu que não sou grande fã de limão, adorei e cá em casa foi um sucesso! Obrigada pela visita e, mais uma vez, boa sorte!

Mensagens populares