Bolachas de Pepitas de Chocolate



Bolachas… Eu adoro fazer bolachas e esta receita já foi mais do que testada e aprovadíssima por várias pessoas. Mas, desta vez, alguma coisa correu mal… Não sei se foi por ter usado margarina em vez de manteiga (desconfio que não, sempre o fiz), se usei pouca farinha ou se, simplesmente, as deixei cozer pouco tempo, a verdade é que ficaram mais bolinhos do que bolachas… Bons na mesma, mas não se pode dizer que fossem propriamente bolachas: estavam demasiado moles, nada estaladiças.

Enfim, nem tudo pode sair sempre bem. A minha sugestão, para garantir bons resultados: usem mesmo manteiga (altera radicalmente a textura da bolacha porque a margarina tem um teor de gordura muito mais baixo); não a amoleçam demasiado (outro erro meu); achatem as bolachas entes de levar ao forno, para terem uma superfície maior e cozerem mais depressa; cozam até ficarem bem douradas para obter umas bolachas mais estaladiças.

Se gostarem de bolinhos macios, façam exactamente como descrito abaixo e o sucesso é garantido! Em qualquer caso, esta receita rende imenso, faz mesmo 60 bolachas grandotas, por isso é perfeita para partilhar.

Para cerca de 60 bolachas (adaptado daqui)

350 g manteiga (usei margarina) amolecida

1 ¼ ch. (250 g) açúcar

3 ovos

3 ¾ ch. (525 g) farinha sem fermento

2 c. chá bicarbonato de sódio

200 g pepitas de chocolate (ou chocolate em barra partido em pedaços pequenos)

Aquecer o forno a 180º. Forrar dois tabuleiros com papel vegetal.

Bater a manteiga com o açúcar até estar fofo e cremoso. Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada um. Misturar a farinha (em 3 adições) e o bicarbonato de sódio até fazer uma massa homogénea. Envolver as pepitas de chocolate.

Com uma colher de sobremesa, deitar colheradas de massa no tabuleiro forrado (em alternativa, fazer bolas de massa com as mãos humedecidas e achatá-las) e levar ao forno até estarem levemente douradas. Retirar do forno, deixar arrefecer 2 minutos no tabuleiro e retirar para uma grade para arrefecer. Repetir com o resto da massa.

Comentários

Mensagens populares