Hambúrgueres



Há tempos duas amigas viram os meus cupcakes com marshmallows, acharam-lhes piada, e eu fiquei de os fazer para um lanchinho em casa de uma delas. Foi ontem e devo dizer que foi maravilhoso! Boa (e muita) comida, melhor companhia, umas gargalhadas como há uns tempos não dava e muita conversa, com o meu pirralho a fazer das dele pela casa toda (desculpem a desarrumação!).

No meio da conversa, alguém me disse que fazia as minhas receitas parecerem sempre muito fáceis. E eu disse o que sempre digo: eu não as faço parecer fáceis, elas são mesmo fáceis… Eu raramente faço receitas difíceis, menos ainda demoradas… Às vezes acontece, há ocasiões que pedem coisas elaboradas e trabalhosas, mas não todos os dias. Mesmo os doces e sobremesas que faço são, 90% das vezes, facílimos. Se não acreditam, experimentem ;-)

A receita de hoje não é excepção, e aqui acho que ninguém me vai contradizer. Embora sejam o tipo de coisa que normalmente associamos a restaurantes de fast food, os hambúrgueres são facílimos de fazer em casa e ficam deliciosos. Uma refeição do agrado de miúdos e graúdos, rápida e bem mais saudável do que os que se comem por aí.

Estes foram feitos, há tempos, para matar desejos e experimentar uma receita de pães de hambúrguer, mas que não saiu tal e qual como eu queria… Tenho que experimentar outra vez para aqui deixar também a receita dos pães!

Bom apetite!

Para 6 hambúrgueres

600 g carne de vaca magra picada

½ cebola pequena, picada bem fina

2 c. chá sal

1 pitada pimenta

½ c. chá pimentão picante (ou piri-piri a gosto)

1 gema

2 c. chá orégãos

1 queijo mozzarella cortado em fatias

6 pães de hambúrguer

6 folhas de alface e 6 rodelas de tomate

Misturar muito bem a carne com a cebola, os temperos e a gema. Amassar com as mãos até estar tudo muito bem incorporado. Formar 6 bolas de tamanho igual e achatá-las para formar os hambúrgueres.

Grelhar num grelhador eléctrico (ou no fogão) com pouca ou nenhuma gordura até estarem bem cozidos (quando picados com um garfo os sucos que saem devem ser transparentes e não ter quaisquer vestígios de sangue).

Quando se viram, colocam-se por cima fatias de queijo mozzarella (ou outro), para que vá derretendo com o calor.

Retiram-se e servem-se sobre os pães de hambúrguer, com a alface e o tomate e, eventualmente, ketchup e mostarda, acompanhados de uma boa salada.

Notas:

- Estes temperos foram os meus, mas podem perfeitamente ser alterados: qualquer erva fica bem (ou nenhuma; com ou sem pimenta; com mais ou menos piri-piri. Façam destes os vossos hambúrgueres.

- O mesmo se pode dizer dos acompanhamentos e molhos: com batatas fritas, com legumes cozidos ou grelhados, com maionese, molho barbecue, som molhos…

- Eu adoro queijo mozzarella e foi o que usei porque era o que tinha em casa. Pode-se usar qualquer outro ou nenhum.

Comentários

Mensagens populares