quarta-feira, junho 22, 2011

Bolo de Mármore... "With a Twist"!


Há dias apeteceu-me fazer um bolo, mas também me apetecia usar a manteiga de amendoim que tinha no frigorífico há uns tempos… Lembrei-me da combinação tão americana de chocolate com manteiga de amendoim e daí ao bolo de mármore, foi um saltinho!

Ingredientes:
6 ovos
150 g manteiga ou margarina
100 g manteiga de amendoim
2 ch. açúcar
3 ch. farinha com fermento
100 g chocolate preto

Pré-aquecer o forno a 180º. Barrar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma sem buraco.

Amolecer a manteiga ou margarina no microondas e bater com a manteiga de amendoim até estarem bem misturadas. Juntar o açúcar e bater até estar fofo. Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha e envolver sem bater.

Separar metade da massa noutra taça. Derreter o chocolate no microondas ou em banho-maria e juntar a metade da massa. Envolver até estar bem distribuído.

Deitar na forma preparada a massa sem chocolate. Deitar a massa de chocolate por cima às colheradas, fazer espirais nas duas massas com um palito ou uma faca, alisar e levar ao forno, cerca de 40 minutos ou até um palito espetado no centro sair seco.

Notas:
- Pode-se fazer numa forma de buraco. Nesse caso, separar apenas 1/3 da massa para juntar o chocolate, fazer uma camada de massa branca, uma de massa de chocolate e nova camada de massa branca. Cozer como indicado.

- Esta receita é a mesma do Bolo de Mármore da Minha Mãe, que já aqui publiquei; apenas reduzi a manteiga e juntei a manteiga de amendoim, e usei chocolate em barra, em vez de cacau em pó. Ficou uma delícia!

- Não sei porquê, não consigo colocar uma foto neste post... Fica para a próxima... Se calhar o Blogger está a começar a fazer triagem e só deixa colocar boas fotos... Estou feita! ;-)

Sem comentários: